
Ana Cristina Botelho
Ana Cristina Botelho é doutora em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), na área de concentração “Direito, Estado e Constituição”, tendo feito sua tese na linha de pesquisa Constituição e Democracia. É mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e graduada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e também em Engenharia Elétrica, modalidade Eletrotécnica, pela Universidade de Pernambuco (UPE).
Foi professora visitante do Boston College Law School, de setembro de 2017 a junho de 2018, no Programa de Doutorado Sanduíche (UnB/Capes). É professora do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), nos níveis de graduação e pós-graduação.
Trabalha como Auditora Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União desde 1996, onde atuou por mais de 12 anos como assessora de Ministro. Entre 2021 e 2022 foi Diretora-Geral do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), universidade corporativa do Tribunal de Contas da União (TCU).
Foi professora do curso de pós-graduação em Poder Legislativo e Direito Parlamentar do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB/Senado), em 2022. É professora voluntária do curso de Direito da Universidade de Brasília (UnB), onde também é pesquisadora do Grupo de Estudos de Direito Constitucional Comparado (CECC).
Tem experiência nas áreas de Direito Constitucional e Administrativo, atuando principalmente nos seguintes temas: fiscalização e controle do poder público, direito constitucional comparado, revisão judicial, controle de constitucionalidade, ativismo judicial, corrupção política.
É revisora voluntária de revistas das áreas de Direito Constitucional e Administrativo, como a Revista do TCU e a Revista Direitos Fundamentais e Democracia (RDFD/Unibrasil).